Prefeitura de Ouro Preto realiza capacitação LGBT para a Guarda Municipal


Formação buscou aprimorar a abordagem e a conduta no atendimento ao grupo social

05/05/2025 às 12h38

Por: Hynara Versiani

 

O Centro de Referência e Acolhimento (CRA) LGBT, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania da Prefeitura de Ouro Preto, promoveu nos dias 23 e 24 de abril uma capacitação continuada para a Guarda Civil Municipal. A formação abordou políticas públicas LGBTQIA+ e teve como objetivo aprimorar a abordagem e a conduta dos agentes no atendimento à população.

 

De acordo com a coordenadora do CRA LGBT, Iolanda Gabriela, a iniciativa foi elaborada pelo Centro e passou pela Secretaria de Desenvolvimento Social antes de ser implementada. “Agora, estamos ampliando para outras secretarias”, afirmou.

 

O comandante da Guarda Municipal, Jonathan Marotta, destacou que a capacitação é fundamental para a padronização dos procedimentos operacionais. “Isso influencia todos os nossos procedimentos operacionais, desde a abordagem, a verbalização, o atendimento, aquela prestação de auxílio da Guarda Municipal mesmo, ao público LGBT”, disse.

 

O subcomandante da corporação, Edson Lino, reforçou a importância da formação para a consolidação de práticas mais inclusivas. “Buscamos consolidar cada vez mais essa política de inserção e cidadania dos guardas para com as pessoas que se enquadram dentro dessa comunidade”, declarou. Segundo ele, o trabalho realizado permitirá entregar mais cidadania ao grupo social atendido.

 

A capacitação contou também com a participação de Victor Pinto, diretor de Políticas LGBT, e Ana Carolina, procuradora municipal vinculada ao CRA LGBT. Todo o efetivo da Guarda Municipal participou do treinamento.


Voltar

Confira também: